Próximo do prazo final de inscrição de candidatos para a segunda eleição indireta da história de Tubarão, nenhuma chapa com nomes para prefeito e vice ainda haviam sido inscritas até ontem, mesmo com a abertura do processo tendo acontecido há duas semanas. A eleição será realizada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, na próxima segunda-feira, às 19h. O prazo de inscrição se encerra 72 horas antes da data da realização da eleição, ou seja, poderão se inscrever até as 19h de amanhã.
Tanto nas conversas na cidade como em notas de colunistas políticos, dois nomes têm sido os mais cotados para concorrer ao cargo de prefeito de Tubarão, para a gestão que se encerra em dezembro do ano que vem: Jairo Cascaes (PSD) e José Luiz Tancredo (MDB). Nenhum deles, no entanto, confirma ou nega a candidatura, dizendo apenas que os grupos estão trabalhando para a eleição, que terá apenas os votos dos 15 edis.
Ontem, faltando aproximadamente 48 horas para o encerramento do prazo de inscrições, o DS procurou os dois vereadores para que eles pudessem fazer uma avaliação do quadro eleitoral até o momento.
Segundo Jairo Cascaes, está sendo construído um trabalho em grupo para ser formada uma chapa, mas não há ainda nomes a serem oficializados até o momento. Ele também diz que pode, inclusive, surgir outros nomes até de fora da Câmara, já que a candidatura é aberta a qualquer cidadão que cumpra os requisitos necessários. “O que está sendo feito na Câmara, aí sim, com toda a certeza, é o respeito total às regras e entre todos os vereadores, tudo com total transparência”, pontua.
José Luiz Tancredo também afirma que não é confirmado seu nome, e que o que está acontecendo agora é um trabalho em grupo para um projeto diferente do que aconteceu até agora na cidade.
De acordo com o edital, pode integrar as chapas qualquer pessoa que atenda às seguintes condições: ter nacionalidade brasileira; estar no pleno exercício dos direitos políticos; possuir alistamento eleitoral; ter domicílio eleitoral há no mínimo seis meses da publicação do edital; estar filiado a partido político há no mínimo seis meses; ter idade mínima de 21 anos; estar devidamente alfabetizado; ter se desincompatibilizado de cargo que possa gerar inelegibilidade até 24h após a publicação do edital.
Renúncias de joares e caio
A eleição indireta ocorre após prefeito e vice renunciarem ao cargo em Tubarão. No último dia 10 de julho, Joares Ponticelli (PP) e Caio Tokarski (União Brasil), réus na Operação Mensageiro, divulgaram a decisão. Na noite do mesmo dia, a carta-renúncia foi lida na sessão ordinária da Câmara de Vereadores e, após, aprovado o decreto que declarou extintos os mandatos de Joares e Caio, reeleitos em 2020 com quase 70% dos votos. O decreto também apresentou a vacância dos cargos e, com isso, a necessidade de uma eleição indireta.