Faltando menos de um mês para o encerramento do cadastro eleitoral (dia 8 de maio), a busca pela retirada do primeiro título e transferências de domicílio tem registrado aumento no cartório eleitoral em Tubarão, que compreende as 33ª e 99ª zonas eleitorais.
De acordo com o chefe de cartório Ricardo Leonetti de Oliveira, a procura está aumentando gradativamente. Nesta semana os atendimentos chegaram a 200 por dia no cartório eleitoral em Tubarão; na semana passada era em torno de 150. E entre os serviços, o número de transferências de domicílio eleitoral supera o de retirada do primeiro título.
Somente na primeira quinzena de abril, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na região foram 1.181 transferências de domicílio eleitoral entre as 18 cidades da Amurel e 580 novos títulos emitidos. Nos municípios que compreendem as 33ª e a 99ª zonas eleitorais (Tubarão, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio, Capivari de Baixo, Armazém, Gravatal e São Martinho), foram 461 transferências e 287 novos títulos entre o dia 1º e o dia 14 de abril.
Imbituba é a cidade que lidera em número de transferências nestas primeiras duas semanas do mês, com 223 eleitores que irão passar a votar no município nestas eleições. Tubarão vem em seguida, com 205 eleitores com título transferido para a Cidade Azul.
Sangão e Santa Rosa de Lima foram as únicas cidades da região onde o número de novos títulos superou o de transferências de domicílio.
Dos 580 novos títulos eleitorais feitos neste período, 117 foram em Tubarão e 80 em Imbituba, cidades que lideraram também o número de transferências.
Prazo
Segundo Ricardo Leonetti, é importante lembrar que o prazo para qualquer regularização junto aos cartórios eleitorais vai até o dia 8 de maio. “Quanto mais próximo chegar a data, maior será o movimento nos cartórios para os atendimentos. Por isso, estamos divulgando bastante a data do prazo final, para que os eleitores não deixem para o último dia”, alerta.
Fonte: Engeplus