Uma reportagem publicada pelo ND+, nessa quinta-feira (21), revela que municípios da região iniciaram uma solicitação para pedir verbas disponibilizadas pelo Governo Federal para o término de obras em escolas, mas não enviaram o pedido porque esqueceram de finalizar o processo no sistema.
Entre as cidades citadas estão Imbituba, Laguna e Pescaria Brava.
A informação foi confirmada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). As prefeituras que solicitassem, obra a obra, o desejo de retomada, receberiam o aporte financeiro e técnico por meio do FNDE.
O prazo para aderir ao pacto encerrou às 23h59 de 10 de setembro. Conforme o FNDE, após a data, foi identificado que cinco prefeituras de Santa Catarina não enviaram a solicitação para receber a verba:
– Imbituba
– Laguna
– Pescaria Brava
– São Francisco do Sul
– Balneário Rincão.
Ainda de acordo com o FNDE, Imbituba e Laguna estão com o status de “Em cadastramento”. Isso, segundo o FNDE, significa que as prefeituras preencheram o cadastramento, mas não enviaram a solicitação.
Segundo a reportagem, Laguna receberia do Fundo cerca de R$ 509 mil. O valor seria utilizado para ressarcir a construção de quadras cobertas com vestiário em uma escola municipal que estava com 47,62% das obras concluídas e cuja a construção começou há dez anos, em 2013.
Os cerca de R$ 1,4 milhão que Imbituba poderia receber do FNDE seria para ressarcir o município, que finalizou a obra de uma escola municipal iniciada em 2012.
O que dizem as prefeituras da região
A prefeitura de Laguna informou que enviou o pedido, e que conversará com o FNDE na sexta-feira (22), para saber se houve alguma inconsistência no processo. De acordo com a prefeitura de Imbituba, a solicitação foi feita, e a inconsistência será verificada.
Fonte: Sul Agora