Tubarão tem um novo prefeito: trata-se de Jairo Cascaes (PSD). Seu vice será Moisés Nunes (PP). A eleição indireta ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 7, na Câmara de Vereadores em Sessão Extraordinária. A disputa aconteceu entre duas chapas, sendo a outra liderada por José Luiz Tancredo (MDB), tendo Denis Matiola (PSDB) como candidato a vice-prefeito.
Todos os 15 vereadores votaram durante a eleição indireta, terminando 10 votos para Cascaes e cinco para Tancredo. As eleições indiretas foram definidas após a renúncia do ex-prefeito Joares Ponticelli (PP) e do ex-vice-prefeito Caio Tokarski (União Brasil). Os dois, investigados na Operação Mensageiro, encaminharam carta para a Câmara de Vereadores no dia 10 de julho de 2023 manifestando o desejo de sair do cargo. A solicitação foi acatada pelos parlamentares, sendo, então, determinada a eleição indireta, onde somente os vereadores da cidade votam.
Sobre as chapas
Na chapa Situação, Jairo Cascais venceu a eleição, ele era o atual presidente da Casa Legislativa, tendo o vereador Moisés Nunes (PP) como vice. Por outro lado, a chapa Oposição era liderada por José Luiz Tancredo (MDB), com Denis da Silva Matiola (PSDB) como vice. Todos os quatro são vereadores, com isso, os suplentes serão chamados. Confira abaixo como foi a votação:
Chapa Jairo Cascaes (PSD)/ Moisés Nunes (PP)
– Jairo Cascaes (PSD)
– Dr. Jean (PSD)
– Nilton de Campos (PSD)
– Moisés Nunes (PP)
– Maurício da Silva (PP)
– Zaga Reis (PP)
– Valdir Antunes (PP)
– Luciane Tokarski (Republicanos)
– Fabiano do Sertão (União)
– Eraldo Pereira da Silva (Cidadania)
Chapa José Luiz Tancredo (MDB)/ Denis Matiola (PSDB)
– José Luiz Tancredo (MDB)
– Denis Matiola (PSDB)
– Felippe Tessmann (PSC)
– Lico (PL)
– Thiago Zaboti (DC).
Fonte: Engelus