O prefeito interino de Tubarão, Gelson Bento, fez ontem, em entrevista coletiva, um balanço da sua gestão, que se encerrará na próxima segunda-feira, quando a Câmara de Vereadores vai escolher o novo prefeito para completar o mandato até o fim de 2024.
Gelson Bento teve, até o momento, uma interinidade de 168 dias, sucedendo o cargo que era ocupado por Joares Ponticelli. Nestes quase seis meses à frente do Executivo municipal, ele assinou 275 atos, sendo 21 leis complementares, 66 leis ordinárias e 188 decretos. O prefeito interino realizou 230 atendimentos no gabinete do Paço Municipal e teve mais de 100 aparições externas, entre participações de atos, eventos e visita a obras.
Gelson falou dos 168 dias como prefeito interino ao lado da esposa, Marilene Vieira Bento, do secretário de Gestão, Eduardo Lopes Netto, e da chefe de Gabinete, Kércia Cardoso Menegaz.
“Foram momentos muito difíceis pelas circunstâncias em que, na condição de presidente da Câmara de Vereadores, tive de assumir a prefeitura, mas fui surpreendido pelo apoio que recebi aqui dentro de todos os servidores, efetivos e comissionados. Isso me deu forças para ir resolvendo tudo que vinha pela frente e manter a cidade em funcionamento e crescimento”, disse.
“Dia 7, a Câmara vai escolher o novo prefeito, mas nesse tempo em que estive prefeito me surpreendi com a quantidade de iniciativas e obras que estavam em andamento, além de receber a visita de empreendedores que têm interesse em investir em Tubarão. Passamos pelo pior e dias melhores virão para a nossa cidade. Agradeço a todos da prefeitura, sociedade civil, imprensa e também à população tubaronense. Tenho certeza que meu dever aqui foi cumprido”, completou o prefeito interino.
Principais ações são destaque no período
O prefeito interino Gelson Bento destacou algumas situações que exigiram grandes esforços por parte de diversos gestores da prefeitura. As mais complexas foram o resgate das certidões negativas de débito (CND) e também o repasse de recursos por parte do governo do Estado referentes às obras conveniadas do antigo Plano 1000.
Também anunciou a mudança no desfile de 7 de setembro. O evento, que em 2022 aconteceu no entorno da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, retornará para a avenida Marcolino Martins Cabral, iniciando nas imediações da antiga rodoviária em direção ao Centro.
O prefeito interino enumerou ainda algumas das principais realizações, como as contratações de mais 26 agentes de saúde e de educadores sociais, implantação de 33% da hora atividade aos professores, reajuste do salário dos docentes em 14,95%, ações diárias da Guarda Municipal junto às escolas e nas principais vias.
Também citou a etapa final de construção do deck do casario da rua Lauro Müller, revitalização do Centro Social Urbano da Passagem, comportas em rios e canais secundários do rio Tubarão, pavimentação de ruas, entre outras.
Fonte: Diário do Sul