Antes das 21h deste domingo, os nomes dos candidatos eleitos às prefeituras e câmaras na região já devem ser conhecidos. A expectativa do cartório eleitoral é de que, se tudo correr dentro do esperado, em Tubarão e região os nomes do prefeito e vice eleitos, além dos vereadores, já sejam conhecidos até as 20h30.
De acordo com Ricardo Leonetti de Oliveira, chefe do cartório eleitoral em Tubarão, a partir do encerramento das eleições, às 17h, caso não haja mais ninguém na fila, o presidente de cada seção eleitoral encerra a votação, emite os documentos e imprime o boletim de urna, que é afixado na porta de cada seção e também entregue aos fiscais de partido, caso seja solicitado. “O presidente, então, coloca o boletim de urna e grava os dados do equipamento dentro de um pen drive, que acondiciona em um envelope específico junto com os boletins, e entrega ao delegado de prédio junto com os demais materiais, a cabine, a urna e a pasta de cada seção eleitoral. O boletim de urna e resultado gravado no pen drive são levados ao cartório eleitoral através de um motoboy, que consegue chegar antes mesmo das urnas, que vêm de caminhão, e desta forma agilizar a apuração”, explica.
Para as eleições 2024, o eleitor pode acompanhar a apuração das urnas em tempo real e conferir a totalização do pleito pelos aplicativos disponibilizados pela Justiça Eleitoral, Boletim na Mão e Resultados, disponíveis na Google Play e na App Store.
Criado em 2016, o aplicativo Boletim na Mão permite a conferência dos resultados da votação eletrônica por meio da leitura dos QR Codes nos Boletins de Urna impressos em cada seção eleitoral. Os Boletins de Urna são relatórios que contêm o total de votos registrados em cada urna eletrônica, sejam eles em candidatas ou candidatos, brancos ou nulos.
Fonte: Diário do Sul