A Justiça Eleitoral lançou uma campanha voltada a incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos, que não são obrigados, mas já podem votar nas eleições municipais. A campanha mira também naqueles que são obrigados a votar pela primeira vez, pois completam 18 anos antes das eleições, em 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno).
De acordo com o cartório eleitoral das 33ª e 99ª Zonas Eleitorais, com sede em Tubarão, entre janeiro e fevereiro 206 jovens entre 15 e 17 anos solicitaram o título de eleitor. Já entre 18 e 20 anos, foram 305 eleitores que tiraram o título nos dois primeiros meses do ano.
De acordo com o chefe de cartório Ricardo Leonetti de Oliveira, a procura dos jovens tem aumentado progressivamente, à medida que campanhas de incentivo ao voto são divulgadas pela Justiça Eleitoral na imprensa e nas redes sociais. “Embora para os eleitores de 16 e 17 anos o voto seja facultativo, percebe-se que há um engajamento maior desses jovens, há um movimento de conscientização acerca da importância da participação deles no processo democrático, porque estarão escolhendo quem serão seus representantes no Poder Executivo e Legislativo pelos próximos quatro anos”, avalia.
As duas zonas eleitorais que abrangem os municípios de Tubarão – margem direita, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio (33ª Zona); Tubarão – margem esquerda, Capivari de Baixo, Armazém, Gravatal e São Martinho (99ª Zona).
Entre os eleitores de 16 e 17 anos que fizeram o título eleitoral este ano na região que abrange as duas zonas eleitorais, 34 são mulheres e 43 homens. Já entre 18 e 20 anos, são 86 do sexo feminino e 90 do sexo masculino.
Fonte: Diário do Sul