O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) assumiu oficialmente, nesta terça-feira, dia 1º, a coordenação da bancada do Sul na Alesc. A passagem de comando foi realizada na presidência da Casa Legislativa, com intuito de dar continuidade a um trabalho conjunto entre parlamentares de diferentes partidos, até então liderado pelo deputado Pepê Collaço (PP).
Logo no início da nova fase, Zilli entregou aos demais deputados um diagnóstico detalhado das obras de infraestrutura em andamento na região Sul. O documento reúne informações completas sobre datas de início, o estágio atual das obras, previsões de conclusão e dados orçamentários, oferecendo uma base sólida para o acompanhamento e cobrança dos investimentos junto ao Governo do Estado.
Durante a reunião, os parlamentares também aproveitaram para reforçar as principais prioridades da região Sul, que abrange as Associações dos Municípios da Amesc, Amrec e Amurel. Para a região da Amesc, Zilli destacou como obras prioritárias: a ponte sobre o Rio Araranguá, que vai conectar a distrito de Hercílio Luz ao Balneário Rincão; a construção da ciclovia na SC-447, entre Araranguá e Balneário Arroio do Silva; o segundo acesso da SC-449, que liga Sombrio a Balneário Gaivota; a revitalização da avenida Municipal de Turvo; e o desassoreamento das lagoas do Caverá e de Sombrio.
Zilli reforçou que o documento entregue aos parlamentares será a principal ferramenta para dialogar com o governo e cobrar avanços nas pautas regionais. “Aqui, deixamos de lado as bandeiras partidárias e nos unimos em defesa dos 45 municípios do Sul catarinense que representamos. Nosso foco são as obras estruturantes que impulsionam o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.
Diálogo e transparência
Ele também mencionou que serão mantidas as prioridades estratégicas apontadas pela coordenação anterior, como o desassoreamento do Rio Tubarão, medida essencial para reduzir o impacto das enchentes, e os investimentos na malha viária estadual, fundamentais para a logística e crescimento econômico da região. “A bancada do Sul é um espaço importante de diálogo para garantir que o Sul catarinense siga avançando”, destacou.
Além de Zilli, fazem parte da bancada regional Sul os deputados Júlio Garcia (PSD), Pepê Collaço (PP), Jessé Lopes (PL), José Milton Scheffer (PP), Rodrigo Minotto (PDT) e Volnei Weber (MDB). As bancadas regionais reúnem os 40 deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em grupos suprapartidários, organizados por região — Sul, Norte, Oeste, Serra e Grande Florianópolis — e desempenham um papel essencial na busca por soluções e investimentos que atendam às necessidades específicas de cada parte do estado.
Fonte: Engeplus