O presidente interino da Câmara de Vereadores de Laguna, Cleosmar Fernandes, convocou a eleição da Mesa Diretora para a próxima sexta-feira (28), às 18h, no plenário da Casa Legislativa.
A convocação segue determinação judicial, que deu prazo de cinco dias úteis a partir desta segunda (24) para os vereadores realizarem as eleições.
Desde o dia 1º de janeiro, após a posse dos vereadores, uma sessão tumultuada, marcada por gritos e troca de acusações, teve como resultado a proposta do presidente interino Cleosmar Fernandes (MDB) de adiar a eleição da Mesa Diretora.
Ele sugeriu a necessidade de ajustar o processo eleitoral às diretrizes constitucionais e à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal antes de votar uma resolução para alterar o Regimento Interno da Câmara.
Contudo, um grupo de sete vereadores não concordou com o adiamento e, sob a presidência do segundo vereador mais idoso, Luiz Otávio Pereira, realizou uma sessão paralela no auditório ao lado do plenário, na qual foi eleita uma nova Mesa Diretora.
A disputa entre os dois grupos se estendeu para o Judiciário, e a juíza Elaine Cristina de Souza Freitas, da 2ª Vara Cível da Comarca de Laguna, chegou a suspender a sessão ordinária marcada para o último 17 de fevereiro, em mais um episódio do conflito pelo controle do Legislativo de Laguna.
Fonte: Sul Agora