Na noite da última segunda-feira, 26 de maio de 2025, a Câmara de Vereadores de Braço do Norte realizou a 17ª Sessão Ordinária do ano, no plenário do Legislativo. Com diversas matérias em pauta, a reunião foi marcada pela votação de projetos importantes, apresentação de novas indicações e homenagens através de moções de congratulação.
No Pequeno Expediente foram lidos ofícios com três projetos de lei encaminhados pelo Executivo Municipal. Entre eles, o Projeto de Lei Ordinária n.º 21/2025, que trata da ratificação da quarta alteração e consolidação do Protocolo de Intenções do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMUREL (CIM-AMUREL), e o Projeto de Lei Ordinária n.º 22/2025, que autoriza a desafetação de áreas institucionais do município. Já o Projeto de Lei Complementar n.º 10/2025 propõe a regulamentação de direitos e benefícios aos servidores da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNBAMA.
Na Tribuna Livre, Reges C. Barboza da Silva, presidente da Região C do Distrito LD9, apresentou um vídeo de um minuto e falou sobre a atuação dos Clubes de Lions em Braço do Norte, reforçando o papel social da entidade.
Durante o Grande Expediente, os vereadores apresentaram 16 novas indicações, com foco em infraestrutura urbana, saúde pública e melhorias nos bairros Lado da União, Nossa Senhora de Fátima, Bela Vista, Santa Paulina e São Basílio. Entre os destaques estão propostas para alargamento e pavimentação de ruas, recuperação de asfaltos, melhorias em sinalização e sugestões na área da saúde, como o estudo para equipar agentes de saúde com medidores de pressão e glicemia.
Três moções de congratulação também foram aprovadas, destacando a 2ª edição da Feijoada do Lions Clube Vale do Braço do Norte, o reconhecimento ao técnico de enfermagem Rinaldo Calegario pelo prêmio estadual e uma homenagem a todos os pedagogos pelo Dia do Pedagogo.
Na Ordem do Dia, projetos importantes foram aprovados, incluindo:
- Projeto de Lei Ordinária n.º 21/2025 e n.º 22/2025, ambos apreciados em regime de urgência e aprovados;
- Projeto de Lei Ordinária n.º 18/2025, que autoriza convênio com a FEBAVE para castração de animais abandonados;
- Projeto “Saúde no Esporte” (PL nº 20/2025), voltado à promoção da saúde de crianças e adolescentes;
- PL CM nº 25/2025, que determina a disponibilização de currículos de secretários e comissionados no site da Prefeitura e da Câmara;
- PL CM nº 26/2025, que institui o programa “Nossa Escola: Nosso Legado” para parcerias com escolas públicas;
- PL CM nº 27/2025, que cria o programa “Mão Amiga: Resgate da Dignidade”, de atenção à dependência química e alcoólica.
A sessão também aprovou o Requerimento nº 47/2025, solicitando esclarecimentos sobre a paralisação das obras na Rua Padre João Bosco, no bairro São Francisco de Assis.
Convite à comunidade
Toda a população está convidada a acompanhar a próxima sessão ordinária, marcada para o dia 02 de junho de 2025, presencialmente ou pelo canal oficial do Legislativo no YouTube.
Fonte: Sul Agora