De prefeito de Imbituba por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012 a senador da República por Santa Catarina. Beto Martins, 54 anos, atual secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, assumirá até 30 de novembro o cargo em Brasília. Ele fica no posto em substituição à senadora Ivete da Silveira (MDB), que irá se licenciar do cargo.
Ivete era a primeira suplente da chapa liderada por Jorginho Mello, eleito para o Senado em 2018 e governador em 2022. Beto Martins era o segundo suplente.
Trajetória
José Roberto Martins é empresário do setor de fertilizantes. Foi vereador de Imbituba de 2001 a 2004 e prefeito entre 2005 e 2012. No período longe dos cargos públicos, atuou em entidades empresariais e em empresas do ramo logístico e de fertilizantes. É o atual secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias. “Eu acredito no destino, mas não creio que nada seja por acaso”. Com esta frase, Beto Martins, que assumirá o Senado em agosto, definiu sua trajetória ontem em conversa com o DS. “O destino me fez ir para o caminho da política, como prefeito e com todos os contatos a partir de então. Mas não por acaso o meu trabalho gerou frutos e parceiros. Como o governador Jorginho Mello, que fui suplente na eleição para governador. Ele criou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias e foi o meu nome que ele pensou primeiro para assumir. Agora, será como seu suplente que ocuparei uma cadeira no Senado”, reflete.
Aeroporto, ferrovia e Morro dos Cavalos no foco
Beto disse ontem à tarde ao DS que certamente esta será uma página importante de sua vida. “Me sinto honrado em ocupar a cadeira que teve como titular o governador Jorginho Mello e primeira suplente, Ivete da Silveira. Sem dúvida nenhuma honrarei também o posto a mim confiado”, afirma.
Sobre pautas a serem levadas ao Senado, Beto diz que a área em que sempre atuou, da logística, será o foco. “Para tanto, lutarei por temas como o Morro dos Cavalos e a BR-285. E, claro, em 4 de novembro está marcada a concessão do Aeroporto Regional de Jaguaruna, que lutarei para que seja concretizada para já no início do ano que vem começarem os investimentos nele”, pontua. Ele ainda acrescenta a concessão da Ferrovia Tereza Cristina, que vence em 2027, e que será uma de suas bandeiras para que seja renovada.
“Então, estas são só algumas demandas que pretendo levar ao Senado. Tenho certeza que por ser um egresso do setor de logística, acredito que o primeiro a ocupar um cargo no Congresso Nacional, terei apoio dos demais. A logística, sem dúvida, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento”, ressalta.
Posse
Beto Martins explica que a senadora Ivete da Silveira deve oficializar o pedido de licença em sessão ordinária do Senado em 5 de agosto. Na sessão seguinte, dia 6, ele assume.
Fonte: Diário do Sul