Santa Rosa de Lima se destacou no ranking Previne Brasil no primeiro quadrimestre deste ano. O município recebeu nota 10 na avaliação, ficando na primeira posição entre as cidades da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna), e também da Macrorregião Sul Catarinense, e em quinto em nível estadual.
O Previne Brasil é desenvolvido pelo Ministério da Saúde e consiste na análise de programas e ações em âmbito municipal e valoriza as boas práticas de gestão no SUS (Sistema Único de Saúde). Em 2022, Santa Rosa de Lima já havia se qualificado nacionalmente e, por meio de seus representantes, foi premiado, em dezembro, durante o Seminário Nacional de Qualificação do Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), realizado em Brasília. “O alcance dos indicadores se dá pela dedicação e trabalho da equipe de saúde, no monitoramento de pacientes e dos registros no sistema de informação de saúde, dos procedimentos e ações desenvolvidas pela Unidade de Saúde”, enaltece a secretária municipal de Saúde, Siuzete Vandresen Baumann.
Para o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, a manutenção de bons indicadores no município é fruto dos investimentos e de atenção da administração municipal em garantir o atendimento e os serviços do setor com qualidade. “Temos aplicado recursos acima do mínimo previsto em lei, garantindo, assim, o nosso atendimento adequado com o que a nossa população demanda”, destaca Salésio.
A experiência de Santa Rosa de Lima na gestão da saúde será levada como tema de um Congresso Nacional que deverá ocorrer em julho, na cidade de Goiânia (GO).