O Porto de Imbituba em parceria com a operadora portuária e logística Santos Brasil e o armador francês CMA CGM, comemoram uma excelente notícia. Desde a última segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a Autoridade Portuária passará a recepcionar semanalmente a linha de longo curso da Brazil Express (Brazex), que fará escalas no terminal de contêineres operado pela Santos Brasil, o Tecon Imbituba. O navio que inaugura a nova linha é o Hans Schulte.
A rota original liga os Estados Unidos (EUA), Caribe e América Latina e com a alteração passará pelos portos de Veracruz (México), Houston e Nova Orleans (Estados Unidos), Kingston (Jamaica), Cartagena (Colômbia), Santos, Paranaguá e Imbituba no Brasil. A periodicidade será semanal, totalizando 52 escalas por ano no Porto de Imbituba. “Hoje demos um passo muito importante para o desenvolvimento do comércio exterior da região sul de SC e que se utilizam deste modal”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho. “Além dos resultados operacionais positivos que o Porto vem desempenhando ao longo dos anos, esta conquista visa a ampliação da capacidade de atendimento à demanda do mercado e um registro importante na história do Porto de Imbituba”, avalia o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.
O Tecon Imbituba, que já atendia um serviço de cabotagem com escala semanal, passa agora a atuar regularmente também com cargas de importação e exportação. A previsão é de que o novo serviço movimente aproximadamente 80 mil TEUs por ano (unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés). Com esse novo marco, Imbituba torna-se uma importante alternativa logística para o comércio exterior, em especial da região Sul e também de toda SC.
De acordo com Ricardo Buteri, diretor Comercial da Santos Brasil, a conquista de um serviço regular de longo curso possibilita a ampliação dos investimentos da Companhia no porto de Imbituba, promovendo um crescimento contínuo e sustentável do terminal.
Investimentos em infraestrutura e tecnologia de ponta farão parte do aparato de ações para que o novo serviço faça parte da rotina. A atuação do terminal será com dois portêineres, 11 reach stackers e 20 caminhões para serviços internos. Para maior eficiência e agilidade na recepção e dispersão dos contêineres os gates terão Optical Character Recognition (OCR) e cerca de 20 coletores de dados que darão maior posicionamento de pátio dos contêineres.
Essa conquista gera desenvolvimento para o Estado de Santa Catarina, em especial para a Região Sul Catarinense, que abriga o Porto de Imbituba.
Colaboração: Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba