A região registrou novamente saldo positivo na criação de novos postos de trabalho formal em abril, com 642 novos postos de emprego com carteira assinada, criados no quarto mês do ano. O crescimento foi de 40,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os municípios criaram 456 novas vagas.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, e mostram que a criação de empregos com carteira assinada tem sido positiva todos os meses.
O setor de serviços foi o responsável pelo maior saldo positivo na geração de empregos em abril, com 338 novas vagas criadas na região. Tubarão e Imbituba foram os que mais empregaram no setor, com 92 e 88 novos postos gerados, respectivamente.
A indústria vem em seguida, com 255 novos empregos formais criados em abril. Tubarão e Sangão foram os municípios que mais geraram empregos neste setor, ambos com 51 novas vagas criadas.
Municípios
Entre os municípios que mais criaram oportunidades de trabalho com carteira assinada, destaque para Tubarão, com 146 admissões a mais que desligamentos, e Braço do Norte, com 132 novos postos.
Estado tem o maior saldo de abril da história
Santa Catarina gerou em abril 13.457 empregos, quase 90% a mais do que o saldo de abril de 2023. É o maior número já registrado para o mês durante toda a série histórica. Com isso, nos primeiros quatro meses de 2024, foram criados 79.869 empregos com carteira, o quarto maior saldo do país, atrás de estados mais populosos: SP, MG e PR. “O Estado tem trabalhado como parceiro dos grandes e pequenos negócios e das indústrias, incentivando a produção. O resultado sempre vem. A economia aquecida, gerando emprego e renda e dando dignidade pro cidadão”, ressalta o governador Jorginho Mello.
Dentro os setores, o de serviços lidera o levantamento mensal com a criação de 7,3 mil vagas de emprego em 2024. Em segundo lugar, aparece a indústria, com quase 3,4 mil novas vagas com carteira. A indústria catarinense apresenta um cenário positivo em 2024. No caso da de Transformação, foram abertas mais de 30 mil novas vagas. Isso significa que a cada 25 vagas abertas no setor no Brasil, quatro foram em Santa Catarina.
Impacto
O secretário do Planejamento, Edgard Usuy, explica que os valores alcançados por Santa Catarina não são apenas números, mas geram impacto na economia e no bem-estar das famílias catarinenses. “O aumento dos postos de trabalho tem impactos diretos na vida das pessoas e na economia como um todo, melhorando o ambiente de negócios e o crescimento econômico”, destaca.
Fonte: Diário do Sul