Tem início hoje a 6ª edição da Feira Agropecuária de Tubarão, evento que faz parte do calendário oficial de eventos do município e acontece até domingo, no Centro de Treinamento da Epagri, no bairro São Martinho.
A feira é uma realização da Associação dos Pecuaristas de Tubarão e Região e tem o apoio da prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Agricultura e Interior.
Cada vez mais a feira está se tornando uma das grandes vitrines da pecuária e do agronegócio no Sul de Santa Catarina. No ano passado, em sua 5ª edição, passaram pelo evento mais de 10 mil pessoas. Na oportunidade, a feira contou com mais de 70 expositores de produtos e serviços ligados ao setor, um leilão de terneiros e terneiras, exposições de animais, dia de campo, palestras, atrações artísticas e gastronomia. Perto de R$ 9 milhões foram gerados em negócios durante a feira.
Novidades
Para hoje, além da solenidade de abertura, às 17h30, a feira vai contar com um leilão de gado geral e genética, às 18h30.
Esforço coletivo
O leilão é organizado pela renomada empresa Camargo Agronegócios e vai contar com a comercialização de animais das raças Angus, Brangus e Braford. “O setor agropecuário passa por um bom momento em nossa região e nossa expectativa é que a Feira Agropecuária contribua ainda mais com o desenvolvimento do setor. Trabalhamos bastante para termos um evento com muito movimento e grande volume de negócios gerados”, assinala o presidente da Associação dos Pecuaristas de Tubarão e região, Djalma Figueiredo Júnior.
Fortalecimento da atividade e apoio aos empreendedores fomenta evento
Para o secretário de Agricultura e Interior, Jairo Sampaio, o crescimento da feira a cada edição é um reflexo do fortalecimento do setor agropecuário de Tubarão nos últimos anos. “A pecuária e a agricultura têm se destacado nos últimos anos e a prefeitura de Tubarão é parceira dos empreendedores do campo no que for possível. Diversos produtos desse setor têm uma representatividade econômica muito interessante para o município, pois conseguiram um destaque regional e estadual que, acreditamos, será cada vez maior”, destaca Jairo Sampaio.
Para o representante da Epagri, Tovar Werlang, esta é mais uma oportunidade de capacitação e troca de experiências entre aqueles que atuam no agronegócio. “Novas tecnologias, equipamentos e processos estarão disponíveis em mais uma Feira Agropecuária, para contribuir com os pecuaristas e agricultores em geral”, ressalta. Ele lembra que os lances do leilão podem ser dados presencialmente pelo público interessado e também de forma on-line.
Fonte: Diário do Sul