O Núcleo Jovem da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) promove neste sábado, 10 de junho, ações em alusão à 20ª edição do Feirão do Imposto 2023.
O evento nacional coordenado pela Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) desenvolve atividades de conscientização e protesto contra alta carga tributária no país. No decorrer dos últimos 20 anos, cada edição abordou temáticas relacionadas à quantidade de tributos sobre produtos e serviços, bem como a maneira como esses impostos retornam à população por meio de serviços e produtos.
Em Braço do Norte, a atividade principal será uma carreata com saída do Posto Leão do Trevo, a partir das 9h deste sábado, 10 de junho. O Núcleo Jovem ainda fará o sorteio de três vales-combustíveis no valor de R$ 100 com isenção de impostos aos participantes do evento para mostrar o valor dos tributos.
Segundo a coordenadora do Núcleo Jovem, Silvana Tenfen, a tributação segue na contramão da prosperidade do país. “A arrecadação tributária cresce a cada mês, os gastos públicos só aumentam e o povo aguardando a Reforma Tributária”, afirma.
De acordo com o Impostômetro, os brasileiros já pagaram mais de R$1,275 trilhão aos cofres públicos nos cinco primeiros meses do ano.
Os altos impostos no Brasil
Segundo um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros podem chegar a trabalhar até 157 dias por ano somente para pagar impostos. Uma realidade que existe em decorrência da carga tributária do país ser uma das maiores do mundo, representando quase um terço do PIB. O alerta estende-se para as empresas, uma vez que o Brasil é o segundo no ranking dos que mais aplicam tarifas no segmento, conforme análise divulgada pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).