Capital Catarinense da Agroecologia e cidade pioneira no desenvolvimento do agroturismo no Brasil, Santa Rosa de Lima teve confirmada a sua manutenção no Mapa do Turismo Brasileiro, mantido pelo Ministério do Turismo (MTur).
A renovação ocorreu após processo de atualização de documentos relacionados ao setor. O certificado foi enviado à Secretaria Municipal de Juventude, Turismo e Cultura no final de abril e garantirá, entre outros benefícios, a inclusão do município em políticas públicas do Governo Federal no fomento do turismo. “Trata-se de uma importante conquista para todos os envolvidos no desenvolvimento do nosso turismo e para o município como um todo”, destaca a titular da pasta, Lucilene Assing. “Estando no Mapa, a gente ganha visibilidade maior em nível federal e também estaremos aptos a participar de projetos e editais do Ministério do Turismo e, assim, receber recursos federais”, complementa a secretária.
Para a turismóloga da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, Solange Heidemann, que coordenou os trabalhos de levantamento da documentação, há ainda uma outra vantagem no fato de Santa Rosa de Lima manter-se no Mapa do Turismo Brasileiro. “Através desse reconhecimento, a cidade também fica em destaque na internet, nas buscas dos usuários sobre o turismo”, reforça.
O certificado concedido pelo Ministério do Turismo também é resultado de uma série de ações e programas desenvolvidos nos últimos anos. Para o assessor de Turismo da Cooperativa de Crédito Cresol Encostas da Serra Geral, Luciano de Melo Philippi, que desde 2021 presta consultoria ao Município, a recente elaboração do Plano Municipal de Turismo como tema gerador do Desenvolvimento Local Sustentável credencia Santa Rosa de Lima a ester no Mapa, “O Governo Federal e o Ministério do Turismo têm justamente como um dos critérios de credenciamento os Planos Municipais, como algo essencial para implantação da Política Nacional Desenvolvimento Turístico”, comemora.
Sobre o Mapa do Turismo
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Ele está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta, ainda, com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.