Em funcionamento desde outubro de 2019, a Sala do Empreendedor da Prefeitura de Braço do Norte tem por objetivo orientar os pequenos empreendedores braçonortenses na abertura e fechamento de empresas sem burocracia.
Instalada na Acivale, a Sala do Empreendedor atende cerca de 40 pessoas por mês. Conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, em 2020 eram 1.100 microempreededores individuais (MEIs) registrados, hoje são 2.015, um aumento de mais de 83%, distribuídos nos setores de serviços, comércio, indústria, construção civil e agropecuária.
“Nossa maior dificuldade era a abertura de novas empresas, principalmente dos MEIs. Levávamos cerca de 100 dias para abrir uma empresa. Agora levamos cerca de 45 minutos. E era essa agilidade que buscávamos com a desburocratização”.
Segundo a diretora de Cultura e Turismo, também responsável pelo empreendedorismo, Caroline Reis Ribeiro Maciel, o próximo passo da Sala do Empreendedor é buscar a otimização e permanência dos empreendedores no mercado. “Nossa primeira missão era desburocratizar, agora precisamos ajudar estes empreendedores a se posicionar no mercado e já estamos em busca de projetos que atendam a demanda”, encerrou.