Em sessão realizada nesta segunda-feira, 1º de julho, a Câmara de Vereadores de Braço do Norte aprovou, em votação única, o Projeto de Lei Ordinário CM Nº0012/2024, que prevê a inclusão da carne de peixe e seus derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública municipal de ensino.
A iniciativa visa promover o desenvolvimento físico e mental dos estudantes, aproveitando os benefícios nutricionais do peixe. Entre os nutrientes destacados estão o fósforo, essencial para a saúde óssea e prevenção da osteoporose; o potássio, que melhora a oxigenação cerebral; o selênio, um antioxidante que retarda o envelhecimento precoce; e o ômega 3, que auxilia na função neurológica, aprendizado e memória.
Além dos benefícios para a saúde dos alunos, a medida também tem um impacto positivo na economia local. A inclusão de peixe na merenda escolar beneficiará os piscicultores da região, especialmente os produtores de tilápia, que é a principal espécie cultivada em Santa Catarina. Isso fortalecerá a economia e contribuirá para a geração de renda no município. “Esta medida irá colaborar não apenas para o desenvolvimento das nossas crianças, mas também para o fortalecimento da nossa economia local, apoiando os piscicultores da região”, afirmou Fillippi Fernandes (Muy).
Fonte: Reporter Sul