O Unibave, de Orleans, a Satc e a Unesc, ambas de Criciúma, são as intuições de ensino superior da região que fazem parte da lista de homologação do Programa Universidade Gratuita da Secretaria de Estado da Educação.
As unidades estão aptas a participarem do programa criado pelo governo do Estado e que vai garantir o acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda de Santa Catarina.
A próxima etapa é a de inscrição dos estudantes. Preferencialmente, ser do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinense ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial. A classificação e seleção dos interessados, regularmente matriculados em cursos de graduação, será realizada pela comissão de seleção instituída no âmbito da instituição universitária, em ordem decrescente de acordo com o índice de carência (IC), garantindo o valor integral da mensalidade.
A expectativa do governo do Estado é iniciar o período de inscrição dos estudantes até o fim deste mês. Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, a previsão é realizar o pagamento das bolsas ainda em outubro, com o retroativo.
“O aluno vai fazer a inscrição normalmente pela internet e entregar a documentação na instituição de interesse. Daí o estudante se inscreve, seguindo todas as orientações e nós teremos 30 dias para fazer a classificação desses estudantes. A nossa ideia é que até o fim de outubro a gente tenha feito a seleção de todos os estudantes que se inscreveram no programa”, destacou o secretário Cimadon.
Fonte: Diário do Sul