O tráfego de veículos nos dois sentidos da Serra do Rio do Rastro (SC-390) está totalmente liberado no km, 406. O trânsito no local estava em meia pista desde outubro de 2023, após queda de barreira na rodovia estadual.
Foi construído um mirante na área onde aconteceu o desbarrancamento. São 50 metros quadrados onde os visitantes e moradores podem parar e desfrutar de uma vista privilegiada. Além do reparo no quilômetro 406 da estrada e da construção do mirante, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, investiu cerca de R$ 10 milhões nas obras de revitalização e recuperação da SC-390.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, vistoriou o resultado das obras de reparação e liberou, nessa quinta-feira, dia 14, o tráfego de veículos nos dois sentidos. “A Serra do Rio Rastro é um cartão-postal de Santa Catarina e do Brasil. É uma alegria enorme liberar o tráfego e inaugurar o novo mirante,” assinalou o secretário, salientando que, além da questão turística, a nova SC-390 traz mais segurança, conforto e desenvolvimento para os moradores da região Sul e da Serra.
Revitalização
O coordenador regional da SIE, Ademir Honorato, explica que as obras no pavimento da Serra do Rio do Rastro foram realizadas num trecho de 15 quilômetros entre o centro de Lauro Müller até o começo da pavimentação em concreto da rodovia. “Realizamos a limpeza de calhas e galerias pluviais, que estavam 90% obstruídas. Além disso, na parte da pista de concreto, na própria Serra do Rio do Rastro, corrigiremos fissuras, repintaremos faixas e restauraremos a iluminação, também danificada pela queda de barreira”, detalhou o coordenador.
Fonte: Engeplus