O trânsito na Serra da Rocinha, trecho da BR-285, ficará bloqueado até a tarde de sexta-feira, dia 15. O local, que passa por obras de pavimentação desde 2016, recebe detonação de rochas no KM 43,8 e entre os KMs 50 e 55, conforme informado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A BR-285 é uma importante ligação entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ligando os municípios de Timbé do Sul e São José dos Ausentes. Conforme a programação do Dnit, na sexta-feira o trânsito seguirá bloqueado no período da manhã, para limpeza da pista. Depois, à tarde, volta o sistema de comboio, com subida programada para 18 horas e a descida para 18h30.
A obra
A obra de pavimentação da Serra da Rocinha, na BR-285, tem prazo para terminar no lado catarinense. É o que garante o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ao estipular março de 2024 como a data de conclusão dos trabalhos que iniciaram em 2016.
A Serra da Rocinha é considerada um importante corredor de turismo e une os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e está dentro da BR-285, rodovia que inicia em Araranguá e termina em São Borja (RS), na fronteira com a Argentina. Pelo lado catarinense, são 22 quilômetros, sendo 21 já concluídos. São quatro viadutos e duas pontes. O quilômetro que ainda falta está dividido em seis pedaços entre os KMs 50,6 e 55. No lado gaúcho, a pavimentação compreende oito quilômetros de estrada e ainda a construção de uma ponte de 400 metros de extensão.
Confira a programação do Dnit:
Quinta-feira (14/09): Aberta por comboio pela manhã (subida 6h30 – descida 7h); fechada o restante do dia devido à detonação.
Sexta-feira (15/09): Fechada pela manhã para limpeza; liberada à tarde por comboio (subida 18h – descida 18h30).
Fonte: Engeplus