A região registrou em outubro um aumento de 254,14% no número de empregos formais criados em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.537 novas vagas criadas com carteira assinada no décimo mês do ano, e 434 em outubro de 2024. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Em outubro, Jaguaruna, Tubarão e Capivari de Baixo registraram os maiores saldos positivos de admissões, com 881, 358 e 206 empregos novos, respectivamente.
O setor de serviços foi o que mais criou novas oportunidades de trabalho em outubro, com 1.164 admissões a mais que desligamentos. A construção civil vem em segundo lugar, com 208 vagas criadas, seguido da indústria, com 139 novos postos de trabalho a mais. O comércio também registrou número positivo de contratações, com 98 postos a mais. Apenas o setor da agropecuária teve saldo negativo, com 72 demissões a mais que admissões.
Municípios
Em Jaguaruna, município que mais gerou empregos em outubro, também foi o setor de serviços que mais deu oportunidades de trabalho formal, com 904 novas vagas. Já em Tubarão, que também foi destaque na geração de postos formais, foi a construção civil que mais empregou, com 242 novas vagas criadas no décimo mês do ano. Capivari de Baixo, que ficou como o terceiro município com mais oportunidades de trabalho com carteira assinada, teve na indústria o maior empregador.
DS