O trecho da BR-285 da Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, ainda seguirá interditado por tempo indeterminado. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), devido ao bloqueio, as operações de comboio também seguem suspensas sem prazo de liberação.
O trecho está bloqueado desde a última quinta-feira, dia 28, quando ocorreu uma operação de detonação de rochas feita pela empresa responsável pela obra no km 50,8. Segundo o DNIT, após as operações, o departamento segue atuando na limpeza da pista e em serviços de contenção de encostas. A autarquia também fará estudos do solo para definir soluções complementares de contenção para o trecho. Confira abaixo a nota divulgada pelo DNIT na tarde desta sexta-feira, dia 8:
O DNIT informa que a BR-285/SC em Timbé do Sul, na Serra da Rocinha, segue totalmente interditada. Com o bloqueio, as operações de comboios estão suspensas por tempo indeterminado.
O Departamento destaca que, após as ocorrências dos últimos dias, segue atuando na limpeza da pista e em serviços de contenção de encostas. A autarquia também fará estudos do solo para definir soluções complementares de contenção para o trecho.
O DNIT ressalta que não há previsão neste momento para retomada do tráfego pela rodovia.
Rotas alternativas
Porém, mesmo com a interdição do sistema de comboio, rotas alternativas podem ser feitas por pessoas que utilizam a Serra da Rocinha. Principalmente, no deslocamento entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As rotas alternativas são a RS-110, a RS-020 e a BR-116:
– RS-110, que liga os municípios gaúchos de Bom Jesus e Terra de Areia (na BR-101) pela Rota do Sol.
– RS-020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR-285 fica a cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (RS-427 e SC-290) até Praia Grande-SC.
– BR-116, de Vacaria-RS a Lages-SC, seguindo pela SC-114 passando por São Joaquim e SC-390 Serra do Rio do Rastro até a BR-101 em Içara-SC ou Sombrio-SC.
Sobre a Serra da Rocinha
A Serra da Rocinha é considerada um importante corredor de turismo e une os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e está dentro da BR-285, rodovia que inicia em Araranguá e termina em São Borja (RS), na fronteira com a Argentina. O trecho catarinense conta com 22 quilômetros e faltam 580 metros para a conclusão da obra. A última previsão dada pelo Dnit é justamente março deste ano. O trecho conta com quatro viadutos, duas pontes e o Contorno de Timbé do Sul em operação.
O trecho gaúcho também está em execução. Orçada em R$ 72 milhões, a obra deve durar cerca de dois anos e meio. São 8,3 km de pavimentação e três pontes, a maior delas sobre o vale do rio das Antas terá 400 metros de extensão. Clique aqui e confira a reportagem especial.
Fonte: Engeplus