O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desistiu da construção de um túnel falso na Serra da Rocinha, na BR-285, em Timbé do Sul. A estrutura serviria para estabilizar de encostas em um ponto crítico da rodovia, onde ocorrem deslizamentos de terra. A solução será substituída por um novo tipo de contenção. A informação consta em nota divulgada pelo órgão na tarde desta quinta-feira, dia 15. “A nova contenção será uma cortina de concreto somada à aplicação de tela metálica de alta resistência, a fim de evitar a ocorrência de novos deslizamentos e garantir a segurança dos usuários. A escolha pela contenção, segundo o DNIT, foi feita considerando critérios financeiros, técnicos e de velocidade de execução. O projeto de engenharia da cortina deve ser concluído neste mês de agosto e busca substituir, neste momento, a alternativa inicial de construção de um túnel falso”, diz a nota encaminhada à imprensa pela assessoria do departamento.
No mesmo texto, o DNIT informa que o projeto de engenharia da nova contenção ainda está em fase de elaboração. A execução ficará a cargo de uma nova empresa que será contratada pelo DNIT. Enquanto isso, os comboios também seguem suspensos, até que haja segurança na rodovia. Não há previsão para fim das obras.
BR-285, na Serra da Rocinha, tem nova solução à vista
As obras na BR-285, na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, seguem em andamento com serviços de contenções de encostas, barreiras de proteção e sarjetas, entre outras frentes. Esses serviços são realizados no âmbito das atuais obras de implantação da rodovia.
Já para o ponto sensível nos altos da serra, onde houve um deslizamento de terra de grande monta em fevereiro de 2024 e estudos apontam perigosa instabilidade do solo, será realizada uma obra extra. Esta obra extra será uma longa contenção no maciço, cujo projeto de engenharia ainda está sendo elaborado. A execução desta contenção ficará a cargo de uma nova empresa, dentro de um novo contrato a ser assinado pelo DNIT.
A nova contenção será uma cortina de concreto somada à aplicação de tela metálica de alta resistência, a fim de evitar a ocorrência de novos deslizamentos e garantir a segurança dos usuários. A escolha pela contenção, segundo o DNIT, foi feita considerando critérios financeiros, técnicos e de velocidade de execução. O projeto de engenharia da cortina deve ser concluído neste mês de agosto e busca substituir, neste momento, a alternativa inicial de construção de um túnel falso.
Já sobre a liberação do trânsito da rodovia, o sistema de comboios segue oficialmente suspenso, segundo o DNIT, até a rodovia dotar de condições de segurança necessárias para retomada do tráfego.
Fonte: Engeplus