Santa Catarina está prestes a receber uma série de eventos voltados para discutir como a sustentabilidade turística pode transformar não apenas o meio ambiente, mas também os empreendimentos.
O seminário “Turismo sustentável: impulsionando a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico dos negócios” acontece entre hoje e quarta-feira, e também nos dias 8, 9 e 18 de julho, de forma gratuita, na Serra e Sul catarinense.
Para o diretor-superintendente do Instituto do Desenvolvimento Econômico Local (DEL), Osmar Vicentin, entidade apoiadora da ação, esses encontros visam não só discutir sustentabilidade e desenvolvimento econômico, mas também abordar a geração de emprego e renda por meio de iniciativas sustentáveis para o turismo. “Os interessados poderão escolher o município para participar. Teremos seminários em Abdon Batista, Lages, Bom Jardim da Serra, Braço do Norte, Jaguaruna e Criciúma. A sustentabilidade não é apenas uma tendência, é uma necessidade”.
Turismo verde
O seminário faz parte do projeto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) “Turismo Verde: Serra & Sul juntos pelo desenvolvimento”, por meio do programa Al Invest Verde, da União Europeia.
Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, ter uma iniciativa catarinense como o único projeto voltado para o desenvolvimento do turismo sustentável no programa da União Europeia demonstra o quanto o Estado está à frente. “É uma iniciativa que vai alavancar diretamente o turismo na região”.
Fonte: Diário do Sul