A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, realizou uma extensa agenda em três hospitais do Sul catarinense para avaliar o trabalho feito no andamento das cirurgias eletivas.
As visitas técnicas, realizadas na sexta-feira, foram no Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, no Hospital Santa Otília, em Orleans, e no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga.
Nos três hospitais, a secretária visitou as estruturas e se reuniu com gestores regionais, municipais e das unidades. Entre as estratégias, a direção do Hospital Santa Teresinha explicou que está recebendo pacientes remanejados de outras unidades para as consultas de média complexidade em ortopedia.
No Hospital Santa Otília, em Orleans, após discutir e definir prioridades, a secretária foi homenageada pelos funcionários por seu empenho na garantia dos direitos da categoria de enfermagem e seu trabalho à frente da Secretaria de Estado da Saúde. Já em Urussanga, Carmen Zanotto reforçou a garantia do pagamento aos hospitais que estão realizando cirurgias eletivas e consultas cirúrgicas.
“Pra mim, essa é a coisa mais sagrada. Não adianta dizermos que vamos operar em todos os hospitais, que não terá equipe. O que precisamos fazer é fortalecer os hospitais que possuem centro cirúrgico, identificando os problemas e resolvendo. Por exemplo, temos 500 crianças que precisam fazer uma cirurgia de adenoide, que é rápida e só é preciso alinhar o fluxo. Estamos definindo procedimentos com os hospitais para poder ajudar os pacientes que estão na fila. Com essa característica e expertise do hospital, a otorrino é uma das prioridades”.
Fonte: Diário do Sul