Detalhes sobre o futuro estacionamento rotativo de Braço do Norte foram divulgados pela prefeitura do município. Inicialmente, devem ser disponibilizadas mais de 1,4 mil vagas, sendo 10% delas exclusivamente para motociclistas.
Esses e outros dados foram apresentados durante a audiência pública realizada na última sexta-feira. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlos Geraldo Rodrigues Júnior, o estacionamento rotativo pago funcionará de segunda até sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h, sendo isento nos domingos e feriados.
O valor das tarifas praticadas para o biênio 2024/2025 será de R$ 1,25 para 30 minutos e R$ 2,25 para uma hora, sendo que carros oficiais, bicicletas, veículos de entidades sem fins lucrativos, motocicletas, táxis e veículos de entrega de mercadorias com limite máximo de 15 minutos, e as vagas destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais, na proporção de duas horas, entre outros, estão isentos de
cobrança.
Para o prefeito Beto Kuerten Marcelino, esta é uma ação de governo necessária e já aguardada há bastante tempo. “A cidade cresceu e está insustentável. Por isso, o poder público tomou essa iniciativa de implantação. Sabemos que teremos descontentamentos e, no primeiro momento, todos nós teremos que nos adaptar, mas ao mesmo tempo vamos exercitando nossa própria educação no trânsito, o respeito às vagas de estacionamento e até mesmo o comércio sairá ganhando muito com isso. A cidade cresce e o poder público precisa acompanhar o crescimento”, comentou.
Já as formas de pagamento apresentadas são através de monitores, pontos de venda, parquímetros, escritório central e aplicativo. Os valores poderão ser quitados com dinheiro, cartão de débito e crédito e pix. A audiência pública é uma das etapas da implantação do rotativo e uma nova audiência deverá ser realizada no dia 29 de janeiro.