A Polícia Militar (PM) elencou na tarde desta quinta-feira, dia 3, as razões que levaram a corporação a aplicar punição para uma das torcidas organizadas do Criciúma, a “Os Tigres”. A motivação para impedir que os torcedores membros ingressem no estádio Heriberto Hülse com instrumentos, bandeiras e mastros foi motivada por ocorrências geradas no dia do jogo entre Tigre e Joinville pelas quartas de final do Campeonato Catarinense.
Em uma longa nota, a PM afirmou que durante a partida um grupo formado por aproximadamente 20 torcedores da “Os Tigres” iniciaram um tumulto com seguranças que faziam a guarda do portão de divisão da torcida mandande e adversária. Os policiais militares agiram e um dos torcedores envolvidos “jogou um rojão no rosto do policialm militar que ricocheteou em seu ombro, vindo a estourar muito próximo dos pés do policial”.
Ao fim do jogo, os policiais atenderam outra ocorrência com a participação de membros da torcida. Na BR-101, parte deles lançaram pedras contra um dos ônibus da torcida do JEC. Um veículo suspeito de participar da ação foi abordado e no interior, segundo a PM, estavam integrantes da torcida organizada. Dentro do veículo foi encontrado uma barra de ferro em forma de cassetete.
“A fim de preservar a ordem pública dentro do estádio Heriberto Hülse foi necessária uma medida restritiva contra a torcida ‘Os Tigres’ com o fim educativo. Apesar da não identificação do torcedor que arremessou o rojão na face do policial militar, o mesmo estava participando dos atos violentos promovidos pela torcida organizada ‘Os Tigres’. O fato do uso do rojão foi determinante para aumentar a rigidez da medida restritiva, não sendo o único motivo para ser implementada”, destaca a nota assinada pelo major Fausto Brandelise, subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (9º BPM).
No texto, a PM ainda ressaltou que no dia 10 de março uma reunião foi feita com representantes da torcida para informar a punição. A medida restritiva seguirá até o dia 14 de junho de 2025 e somente será autorizada a entrada de faixas. O episódio do rojão também foi informado para o clube.
Fonte: Engeplus