O município de Braço do Norte está em situação de epidemia para dengue. A informação foi repassada pela Gerência Regional de Saúde de Tubarão, que explicou que são 124 casos contraídos no próprio município, todos confirmados por critério laboratorial.
Segundo a bióloga Sabrina Fernandes Cardoso, da Regional de Saúde, a Organização Mundial da Saúde define situação epidêmica em municípios cuja taxa de incidência de dengue é de 300 casos por 100 mil habitantes. “Em Braço do Norte a taxa de incidência está em 363 casos/100 mil habitantes, caracterizando a epidemia”, pontua.
Quanto ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, a densidade populacional desse inseto está alta, somando 72 focos no município.
O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, diz que a secretaria de Saúde está trabalhando incansavelmente para prevenir a população e atender os casos suspeitos e confirmados. “Precisamos contar com a colaboração de toda a população para que não deixe água parada. Além disso, devem ficar atentos aos sintomas, como dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e nas articulações, febre alta e náuseas”, ressalta.
Aumento
O aumento de casos da doença de uma semana para outra também preocupa. No boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) semana passada, Braço do Norte tinha 89 casos da doença, sendo 79 autóctones. Aumentou em quase 57% nos casos contraídos dentro do município, passando para 124 no boletim divulgado ontem.
Fonte: Diário do Sul