Após um fim de semana marcado por instabilidades e temporais em todas as regiões catarinenses, a semana começou sob a influência de um ciclone extratropical que se formou sobre o mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ontem, de acordo Eron Flores, coordenador regional da Defesa Civil do Estado, as rajadas superaram os 80 km/h em Imbituba (83,4) e Tubarão (80,3).
“Nas demais cidades os ventos também foram fortes, mas não acima de 80Km/h. Mas certamente algumas rajadas foram ainda maiores do que esta velocidade”, pontua
O vento forte ocasionou principalmente quedas de árvores, segundo Eron. “Tubarão, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Imbituba, Pescaria Brava, Imaruí e Laguna foram as cidades mais atingidas. Em Tubarão, Laguna e Pescaria Brava houve danos também na rede elétrica, e em Imaruí uma árvore caiu sobre um chalé, mas, felizmente, só com danos materiais, sem pessoas feridas”, ressalta.
Ressaca
No litoral, os ventos intensos provocaram mar muito agitado e ressaca, com ondas que podem ultrapassar os 4 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, principalmente até amanhã. Em alto-mar, as ondas são ainda maiores, o que representa risco para navegação e prática de esportes náuticos. A maré elevada, em razão dos ventos e da fase da lua, também pode causar alagamentos costeiros, especialmente na madrugada e tarde de hoje, diz a Defesa Civil estadual.
Fonte: Diário do Sul