Desde o início da manhã de ontem, muitos fiéis se reuniram em suas paróquias, em Tubarão, para a confecção do tradicional tapete da procissão de Corpus Christi. À tarde, nos trajetos percorridos nos bairros da cidade, milhares de católicos renovaram sua fé em Jesus Cristo.
Em Tubarão, as procissões, precedidas por missas, aconteceram durante a tarde nas paróquias da Catedral, Humaitá, Passagem, Morrotes, São Martinho, Oficinas e Monte Castelo. Foi um encontro das famílias, jovens, crianças, idosos, “com Jesus passando neste tempo especial, um tempo marcado por tanta fé e esperança”, disse o padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral.
Ele reforça que a celebração – única vez no ano em que é permitido que o Santíssimo Sacramento saia nas ruas -, é uma mensagem de esperança. “É a certeza de que Deus nos ama, porque quem ama caminha junto, se faz presente na vida do outro, não o abandona. Então, celebrar Corpus Christi é celebrar a certeza de que o Deus que adoramos é um Deus vivo”, ensina.
“É muito significativo que a hóstia, o Santíssimo Sacramento, ande pelas ruas da cidade, lembrando que Deus se faz presente nos nossos caminhos. Os tapetes confeccionados pelas pessoas da comunidade demonstram todo o nosso amor e dedicação a Jesus”, completa o padre.
Para Luciana Bittencourt Barreiros, que participou da procissão junto com sua família e também da confecção dos tapetes logo pela manhã, este é um momento de total entrega. “Para mim e para minha família, a procissão e tudo o que vem relacionado a ela, desde o momento da confecção dos tapetes, é mais do que um grande ato de fé. É entrega, gratidão, amor a Deus e ao próximo. Nossa fé é nossa maior força e Jesus nos mostra todos os dias a importância da esperança, da união e da perseverança”.
Fonte: Diário do Sul