A Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) oficializou os primeiros termos de repasses financeiros via Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates) na sexta-feira, 11 de abril, às 14 horas, na sede da cooperativa, com a presença do presidente Tito Hobold, o Ticão, o vice-presidente Mário Schlickmann, o secretário Valentim Baschirotto e representantes das entidades. A soma total de repasses a serem destinados é de R$ 537.000,00.
As entidades Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e Sociedade Beneficente Santa Teresinha, de Braço do Norte, receberão um total de R$ 90.000,00 cada, sendo pago em 12 parcelas de R$ 7.500,00, iniciando a primeiro repasse em abril deste ano e a último em março de 2026. Já a Fundação Hospitalar Santa Otília, de Orleans, receberá um total de R$ 48.000,00 com o pagamento em 12 parcelas de R$ 4.000,00 e a Unidade Sanitária Central de Saúde Noemy Sombrio Pereira (Pronto Atendimento) o valor de R$ 60.000,00 em 12 parcelas de R$ 5.000,00. No caso da Pastoral Social de São Ludgero, que realiza um trabalho de apoio a acamados, o valor a ser repassado será de R$ 40.000,00 pago em parcela única ainda neste mês de abril. Também serão beneficiadas três associações de estudantes. A UNISL, com destino para Criciúma, com o repasse de R$ 30.000,00 por meio de 10 repasses de R$ 3.000,00 cada, a AASL, com destino a Orleans, com o valor de R$ 63.000,00, em 9 repasses de R$ 7.000,00 cada e a ASSAC, com destino para Tubarão, com R$ 26.000,00 de repasse em 10 parcelas de R$ 2.600,00 cada.
Durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 28 de março, após as destinações estatutárias obrigatórias, os sócios deliberaram e aprovaram que a sobra líquida de R$ 1.115.190,57 fosse destinada ao Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES) que somado ao valor estatutário de R$ 371.730,19, mais uma sobra de 2024 de R$ 21.635,80 totalizou para o ano de 2025 o valor de R$ 1.508.556,56 a ser investido em projetos sociais, educativos e entidades. Ao diminuir a soma total dos repasses acima no valor de R$ 537.000,00 já deliberados e aprovados na primeira reunião ordinária do Conselho Administrativo realizada no dia 7 de abril, somado a R$ 150.000,00 para ações cooperativistas, capacitações e Associação Cegero, ficam a cargo do Conselho Administrativo o valor de R$ 821.556,56 que serão apreciados durante o ano com base em projetos e ações a serem desenvolvidos.