A Prefeitura de Braço do Norte, por meio da Defesa Civil, determinou nesta quarta-feira, 24 de setembro, a interdição parcial da Ponte da Represa. A medida é temporária e tem como objetivo garantir a segurança da população e a preservação da estrutura até a conclusão das obras da nova ponte de concreto armado.
De acordo com laudo técnico emitido pela Defesa Civil, foram identificadas fissuras relevantes na estrutura da ponte existente (ponte baixa), especialmente nos pontos de apoio e rolamento. A situação está relacionada à movimentação provocada pela modificação do curso do rio para execução da nova ponte.
Com isso, fica proibida a circulação de veículos pesados, como caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. A passagem será permitida apenas para veículos leves, pedestres e ciclistas, além de casos utilitários em caráter de necessidade.
Segundo a Administração Municipal, após a concretagem dos blocos de coroamento centrais da nova ponte será feito o aterramento do local e o reforço da ponte existente, o que permitirá futuramente a retomada do tráfego pesado.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Fernando Longuinho, reforça que a medida é preventiva, incialmente por cinco dias até a finalização de laudo técnico de engenharia. “Nosso objetivo é assegurar a integridade da estrutura e, principalmente, a segurança das pessoas que utilizam a ponte”, destacou.
A Prefeitura recomenda atenção redobrada aos motoristas que utilizam a via e informa que a sinalização no local está sendo reforçada para garantir a orientação adequada aos condutores, e salienta a importância de buscar rotas alternativas sempre que possível.