A partir da 0h de amanhã, entram em vigor os novos valores das tarifas de pedágio em todas as praças da concessão da CCR Via Costeira, em Santa Catarina. O reajuste anual é previsto em contrato de concessão e será de 4,16%, com base no IPCA.
A alteração será praticada nas quatro praças ao longo dos 220,4 quilômetros da BR-101 Sul administrada pela concessionária. Dessa forma, o valor passará de R$ 2,40 para R$ 2,50. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
As quatro praças estão localizadas em Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul. Desde que assumiu o contrato do Programa de Concessão de Rodovias Federais em Santa Catarina, em 7 de agosto de fevereiro de 2020, o lucro da concessionária praticamente dobrou de um ano para outro.
Em 2022, foi registrado um lucro de R$ 112.339 milhões. Em comparação com o ano anterior, houve um crescimento de 87%, quando a empresa registrou R$ 60 milhões de lucro, pois a cobrança iniciou efetivamente em maio de 2021. Esse valor é o lucro, já descontadas todas as despesas.
De acordo com a CCR, desde que assumiu a concessão, foi realizada a implantação de seis bases operacionais, das quais quatro de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Ainda, de acordo com a concessionária, vem sendo trabalhada a implantação das novas passarelas ao longo da rodovia, “das quais uma já em reta final de conclusão, além da adequação de novos acessos e das pontes por meio da implantação de acostamento, entre outras obras de infraestrutura que promovem a segurança dos motoristas e a fluidez do tráfego”, pontua.
Enquanto o lucro quase dobrou, os investimentos da CCR no trecho, no entanto, caíram pela metade, com uma redução de 44% em relação ao ano anterior, segundo dados do portal Sul Agora em março. A explicação da empresa é que a redução se deve ao término dos trabalhos iniciais e construção das praças de pedágio em 2021.
Entre as obras aguardadas previstas em contrato e sem previsão de serem realizadas estão a construção de um viaduto no acesso Norte de Tubarão, que desafogaria o trânsito na BR-101 na entrada de Tubarão. A rodovia não acompanhou as mudanças geradas, principalmente com a construção da ponte Paulo Osny May. Além dessa, a construção de duas marginais importantes, uma localizada ao lado da ponte em Capivari de Baixo e outra também no acesso Norte de Tubarão, entre a rodovia Ivane Fretta Moreira e o Posto Presidente, também não tem data para sair do papel. “Enquanto isso, os usuários pagam para receberem melhorias e continuam apenas com o ônus de um reajuste, ainda por cima”, reclama um motorista.
Fonte: Diário do Sul