Mesmo com a derrota por 2 a 1 sofrida para o Hercílio Luz, a noite dessa quarta-feira, dia 29, ainda terminou em festa para a torcida do Criciúma. É que, após vencer o adversário no jogo de ida por 2 a 0, o placar agregado depois do apito final do jogo de volta classificou o Tigre para a final do Campeonato Catarinense. A comemoração foi em dose dupla, já que disputar a taça do estadual também garantiu ao tricolor carvoeiro uma vaga na Copa do Brasil de 2024.
Com a exclusão do critério de classificação para a competição mais rentável do futebol brasileiro por meio do Ranking Nacional de Clubes (RNC) a partir de 2024, restava ao Criciúma buscar a vaga na Copa do Brasil por outros critérios.
Na primeira oportunidade que teve na temporada, o Tigre carimbou seu passaporte para a competição nacional. Com a sexta colocação no atual ranking de federações, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) tem o direito de distribuir três vagas para clubes catarinenses. A FCF definiu que as vagas seriam para o campeão e o vice-campeão do Campeonato Catarinense e para o campeão da Copa Santa Catarina.
Portanto, ao garantirem vaga na final do estadual, Criciúma e Brusque também confirmaram suas participações na Copa do Brasil. Outra possibilidade que o Criciúma teria para se classificar para a competição de 2024, caso não conquistasse pelo Estadual, seria conquistando o Campeonato Brasileiro da Série B.
Classificação polêmica em 2023
O Criciúma quase ficou fora da Copa do Brasil de 2023. Empatado em número de pontos com o Guarani na classificação via RNC, a vaga foi definida em um sorteio. O Tigre estava do lado da sorte e conseguiu participar da Copa do Brasil este ano, mas foi eliminado na segunda fase pelo Coritiba.
Fonte: Engeplus