A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Vigilância Sanitária de São Martinho, instalou nesta semana diversas caixas coletoras apropriadas para o descarte de pilhas e baterias usadas na cidade.
Os recipientes foram fixados em locais estratégicos, como Unidades Básicas de Saúde e escolas. Desta forma, a população poderá realizar o descarte do material durante o horário de atendimento dessas instituições.
Com a devida necessidade, esses resíduos serão recolhidos e entregues ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, que será responsável pela destinação adequada dos dispositivos.
Confira os locais onde foram deixados os recipientes:
– P.E. Pequeno Príncipe;
– P.E. Tio Patinhas;
– C.E.I. Walt Disney;
– P.E. Branca de Neve;
– Escola de Educação Fundamental Rodolfo Feuser;
– Escola de Educação Básica Fridolino Hülse;
– Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Rocha;
– Escola de Ensino Fundamental Rio São João;
– Posto de Saúde de Vargem do Cedro;
– Posto de Saúde de Rio São João;
– Posto de Saúde do Rio Gabiroba;
– Unidade Básica de Saúde Central;
Além de incentivar o descarte consciente de pilhas e baterias usadas, o Município de São Martinho ainda reservou um espaço na área externa do Ginásio de Esportes Francisco Eyng para a destinação correta de eletrônicos danificados e para o recolhimento de tampinhas de garrafa pet.
São duas caixas coletoras maiores disponíveis no local; ambas devidamente identificadas.
Uma delas, própria para o descarte de eletrônicos em geral, como computadores, impressoras, celulares, televisores e afins. Neste caso, não é permitido o depósito de lâmpadas, pilhas, baterias, CDs, fitas VHS, disquetes, toners, cartuchos de impressoras, geladeiras, fogões, micro-ondas, lavadoras, condicionadores de ar e purificadores.
Enquanto a outra, exclusiva para o recebimento de tampinhas de garrafa pet. Não podendo descartar qualquer outro tipo de material, ainda que seja a própria garrafa plástica.
Importância de abraçar a causa
Pilhas e as baterias são materiais compostos por elementos altamente tóxicos, causadores de danos irreversíveis. Entre os elementos encontrados nesses dispositivos, estão o chumbo, o mercúrio, o lítio, o zinco e o manganês, que, ao atingirem o solo, mares e lençóis freáticos, por exemplo, contaminam e agridem a sustentabilidade, além da saúde humana. Da mesma forma os eletrônicos. Eles possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas.