Clara Frasson, de Imbituba, utilizou as redes sociais para solicitar a doação de sangue e plaquetas para Domingos Vicenzo Frasson Antônio, de 4 anos.
O pequeno foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda tipo T em novembro e permanece em tratamento intensivo no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis.
As doações podem ser feitas em qualquer unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).
Para beneficiar o menino, é preciso que o doador informe que a doação é para o código receptor 2425368, em nome de Domingos.
De acordo com Clara, ele já recebeu três bolsas de sangue esta semana e, ao longo do tratamento, precisará de mais. “Ainda estamos na campanha de doação de sangue, pois, no decorrer do tratamento, ele precisará de mais. Nosso muito obrigada não só por nós, mas por todas as mães”, detalha.
Não há restrição de tipo sanguíneo, pois as bolsas ajudam a repor o estoque utilizado durante o tratamento oncológico.
O Hemosc atende de segunda a sábado, das 7 horas ao meio-dia.
O procedimento para doação de plaquetas é um pouco mais específico que a doação de sangue comum; por isso, é recomendado que os voluntários entrem em contato com a unidade mais próxima para agendamento e orientações sobre os requisitos básicos de saúde.
O Hemosc registrou uma queda nas doações de sangue no período de final de ano.
No momento, a instituição apresenta níveis reduzidos e convoca a população para doar sangue e manter os estoques adequados.
Fonte: Sul agora