O começo da semana foi de alegria para os pescadores de tainha. Na região também houve motivo para celebrar. Cerca de 40 toneladas do peixe foram capturadas na praia do Campo Bom, em Jaguaruna.
A grande quantidade foi capturada já na faixa de areia. Os grupos de pescadores fizeram um cerco na praia para obterem sucesso na safra.
Com cota reduzida pelo governo federal, a modalidade da pesca da tainha é obrigada a ser encerrada no meio da safra. Para reverter o limite imposto, o governo do Estado apelou ao Tribunal Regional Federal, mas o efeito suspensivo foi negado. Outras medidas estão sendo tomadas para que a atividade seja retomada. A medida não atinge os pescadores que atuam em canoas e pequenas embarcações, como é o caso dos associados da região.
“O governo do Estado continua batalhando para que os pescadores catarinenses tenham o seu direito de pescar preservado e vamos até o fim, até onde for possível”, explicou o secretário executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.
No começo desta semana, outra cena chamou a atenção. Pescadores de Florianópolis capturaram centenas de tainhas na tradicional praia de Naufragados.
Fonte: Diário do Sul