Imbituba lidera o ranking na região de furtos de cabos, segundo a Celesc. Os dados, do primeiro semestre deste ano, apontam que foram 28 crimes do tipo em Imbituba, 22 em Laguna, dois em Tubarão e nenhum em Jaguaruna. Os dados representam um aumento de 23,8%, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o órgão.
Além de expor a risco de morte o autor, esses crimes interrompem o fornecimento de energia aos clientes e causam prejuízos à companhia. Por esse motivo, a Celesc informou que está trabalhando junto à força policial da região para identificar e tomar as providências legais contra os criminosos. “Dentro de suas competências, a Celesc tem realizado parcerias com as forças de segurança, auxiliado na busca por possíveis receptadores e substituído os cabos de cobre por alumínio, um material de menor valor comercial, a fim de tornar esta prática criminosa menos atrativa”, informou a companhia ao DS.
Além de contar com a ajuda das forças de segurança, a Celesc também pede o apoio da comunidade, que é afetada diretamente com o furto de fiação. Ao notar qualquer movimentação suspeita, denuncie pelo 190 e, em caso de falta de energia, contate a Celesc pelo 0800 048 0196, site ou aplicativo Celesc.
Fonte: Diário do Sul