Dois escorpiões amarelos foram encontrados em Gravatal. Os animais foram localizados em uma residência no bairro Termas. Ambos já estavam mortos. “Na noite do dia 11 de maio foi realizada, conforme protocolo da Vigilância Epidemiológica, uma nova varredura de rotina para controle dos escorpiões. A ação foi realizada na mesma casa onde já foi encontrada a espécie em outras oportunidades”, explica a técnica de Vigilância Epidemiológica de Gravatal, Rafaela Zanelato Fernandes.
A ação contou com o apoio de agentes comunitárias de saúde. Para evitar o surgimento dos animais, a orientação é que as pessoas removam materiais desnecessários, mantenham o lixo acondicionado de forma adequada e fechem as frestas para que os escorpiões não se instalem e se reproduzam nas casas. “Além disso, pedimos que façam rotineiramente a limpeza dos terrenos baldios situados a cerca de dois metros das redondezas dos imóveis, remover periodicamente materiais de construção e lenhas, pois são locais onde o animal gosta de se esconder. Esses são alguns dos cuidados que devem ser tomados”, explica Rafaela.
O que fazer se encontrar um escorpião?
A servidora pública orienta ainda que, caso o morador encontre uma espécie deste aracnídeo deve, se possível, colocá-lo em um frasco e entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone (48) 3642-2144, ou via WhatsApp: (48) 3642-3246.
Fonte: Sul Agora