Em menos de uma semana, Gravatal novamente volta a ter registro de focos de dengue. Na quarta e quinta-feira, as equipes de Combate a Endemias e a Vigilância Epidemiológica encontraram mais quatro focos do mosquito. Na semana passada foram sete.
Ao todo, neste ano já são 20 focos encontrados. As larvas foram coletadas em inspeção, novamente nos bairros Termas, Brasília e Tiradentes. Os locais onde foram encontrados os focos estão sob monitoramento em um raio de 300 metros.
Enfermeiras, agentes comunitárias, de endemias, vigilância sanitária e epidemiológica estão em alerta para as ações. Vasilhames, garrafas de vidro, latas, pratos de plantas, pneus, calhas e caixas d’água descobertas são verdadeiros depósitos de água parada, propensos à proliferação do mosquito.
O agente de endemias André Avelino reforça o pedido para a colaboração de todos no combate ao mosquito. “Pedimos que todos unam forças para não deixar a situação tomar proporções maiores”, alerta.
Cuidados
No momento, não existem casos sob investigação ou em aguardo de resultado de exame laboratorial. Em 2024, já foram registradas duas internações hospitalares por dengue, mas nenhum paciente encontra-se internado no momento. Nenhum óbito em virtude da doença foi registrado em Gravatal este ano.
Fonte: Diário do Sul