O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) cumpriu um mandado de busca e apreensão em Criciúma, durante a ‘Operação Expurgo II’, deflagrada na manhã desta terça-feira, dia 26. A ação visa combater a produção e armazenamento de materiais relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Além de Criciúma, um mandado foi cumprido em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a investigação teve início a partir de informações repassadas pela Polícia Federal (PF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil.
Conforme o MPSC, na fase, o investigado, além de armazenar arquivos com cenas de exploração sexual infantil, buscava contato com mães e menores de idade, para induzi-las a produzirem esse tipo de material com seus próprios filhos. As investigações seguem em andamento, para confirmar o envolvimento dos alvos de Criciúma e Ibirama, e identificar outros possíveis participantes da rede criminosa.
De acordo com o MPSC, o nome ‘Expurgo’ busca transmitir uma mensagem de limpeza profunda e erradicação total, simbolizando a intolerância contra aqueles que compartilham conteúdos de pornografia infantil. A operação busca não só combater esses crimes, como também intensificar a atuação da força-tarefa no combate a delitos cibernéticos.
Fonte: Engeplus