O final de semana foi marcado por uma série de afogamentos e uma morte na região. No sábado, um jovem de 20 anos morreu afogado na Praia do Camacho, em Jaguaruna, enquanto nadava com o irmão de 16 anos. A mãe dos jovens buscou ajuda no posto guarda-vidas, a cerca de 400 metros do local em que as vítimas estavam.
Em seguida as vítimas foram retiradas da água. O adolescente de 16 anos saiu ileso, porém o rapaz de 20 anos não resistiu. A vítima era turista de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul.
Os demais afogamentos ocorrem ontem. Um deles foi em Orleans. Um jovem de 27 anos estava em um parque aquático quando se afogou. De acordo com os bombeiros, ele foi encontrado fora da piscina, tendo sido retirado da água por populares, pois não havia serviço de guarda-vidas no local.
Segundo seu irmão, a vítima tem epilepsia e teve uma crise dentro da piscina, ocasionando o afogamento. Ele foi levado para a Fundação Hospitalar Santa Otília para avaliação médica.
Outros casos
Ainda ontem, por volta das 13h, os guarda-vidas civis da Praia da Esplanada, em Jaguaruna, realizaram o salvamento de uma jovem de 18 anos que estava sendo arrastada.
O guarda Lucas Brasil avistou populares acenando e rapidamente deslocou-se até o local. Ao chegar, realizou o resgate da vítima, que apresentava grau 2 de afogamento. A jovem recebeu os primeiros atendimentos e, em seguida, a ambulância do Corpo de Bombeiros Militar do município Morro da Fumaça conduziu a vítima em segurança ao Hospital de Caridade São Roque.
Em Laguna, quatro pessoas se afogaram na Praia do Gravatá. Por volta das 17h15 , a aeronave da Polícia Civil foi acionada pelos bombeiros. Na chegada ao local, todos já se encontravam na faixa de areia.
Os pacientes foram avaliados na praia, sendo três liberados no local.
A quarta vitima, uma jovem de 14 anos, apresentou afogamento grau 3, sendo estabilizada e removida com o helicóptero até o Hospital de Tubarão.
Fonte: Diário do Sul