Em mais um momento cheio de emoção e superação, estudantes e familiares prestigiaram a solenidade de formatura da Educação de Jovens e Adultos, EJA, e técnico em Automação Industrial. Ao todo 26 alunos da EJA e sete do curso de Automação Industrial finalizaram as formações, na unidade SESI e SENAI de Braço do Norte, na noite de sábado, 19/07.
Para os estudantes da EJA o evento é sempre emocionante, celebrando a vitória de pessoas que não puderam concluir os estudos na idade regular e agora conquistam o diploma. Foi o caso da estudante Cristiane Ferreira Brandão, líder de produção, e que já com a família formada e trabalhando durante o dia, decidiu aproveitar a oportunidade de concluir o Ensino Médio. “Foi bem desafiador. Mas que vai agregar muito na minha carreira. Esse certificado vai me permitir ir muito além”, salienta Cristiane, que já está matriculada no curso superior de Processos Gerenciais.
O casal Gilmar Brasil e Valdirene da Luz Wessller também aproveitou a oportunidade da EJA para concluir o Ensino Médio. Há mais de 15 anos sem estudar, o casal elogia o modelo de ensino da EJA, que permite essa retomada mesmo com tanto tempo de afastamento dos bancos escolares. Um dos grandes diferenciais da EJA é a realização das aulas em horários flexíveis, muitas vezes dentro das próprias empresas onde atuam, podendo concluir os estudos em menos tempo. Os conteúdos são os mesmos do ensino regular. No caso dos estudantes da EJA SESI SC, a maioria dos participantes trabalha na indústria e buscam desenvolver competências e habilidades básicas para entrar ou se manter no mercado de trabalho.
A Coordenadora de Educação Básica e Profissional do Senai regional Litoral Sul, Regina Walter Freitas Agostinho, reforçou a importância da conquista de cada um dos formandos, que superaram desafios para retornar aos estudos e também para buscar a formação técnica. “Essa certificação da Educação de Jovens e Adultos abre portas. Porque a partir de agora vocês estão habilitados a fazerem o que quiserem. Agora ninguém segura vocês. As oportunidades estão aí. As portas estão abertas”, reforça.
Estiveram ainda prestigiando a solenidade a professora Luciana Anacleto Della Giustina, representando o município de Braço do Norte, a representante da Copobras, Maria Júlia Dino Salazario, a supervisora de Educação da EJA SESI, Maribel Saviatto Savi Mondo, o supervisor de Cursos Técnicos do SENAI, Gil Felix Madalena, professores e familiares dos alunos.
Essa foi a terceira formatura realizada na regional Litoral Sul da FIESC nos meses de junho e julho, formando turmas de EJA em Sangão, em parceria com a Hipper Freios, Tubarão e Braço do Norte, totalizando 110 pessoas.
Colaboração: Novo Texto Comunicação