As equipes do Núcleo de Combate a Endemias realizaram nesta quinta-feira (31) uma ação intensificada de vistoria em todos os cemitérios de Tubarão, visando recolher vasos, latas e outros objetos que possam servir como recipientes para água parada, viveiro natural do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e de outras doenças, como a febre chikungunya e o zika vírus.
Este tipo de trabalho nos cemitérios é feito de maneira regular a cada 14 dias, porém, nesta semana, em virtude do Dia de Finados neste sábado (2), é importante que os locais estejam preparados para receber o grande fluxo de visitantes normalmente registrado na data.
Inclusive, se faz necessário que estes visitantes tenham também cuidado e atenção de forma redobrada, não deixando nenhum objeto que possa servir como recipiente de água durante as visitações, de modo a evitar a proliferação do mosquito.
Esta movimentação obedece ao Decreto nº 1.897/2022, que estabelece as normas para se evitar a propagação de doenças transmitidas por vetores em Santa Catarina. Dentre estas normas, destaque para as descritas nos parágrafos 1º e 2º, que ditam que os vasos, as floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes devem estar devidamente perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda, de forma a se evitar o acúmulo de água.
Ainda, não é permitido o uso de invólucro de plástico ou pratinhos nos vasos, floreiras ou outros tipos de recipientes.
Como se vê, é de fundamental importância que a população faça a sua parte, não só em suas casas, mas, em especial, neste Dia de Finados.
Fonte: Sul Agora