Uma operação deflagrada pela Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão para apurar o desvio de uma geladeira comprada pela secretaria de Saúde de Imbituba, em 2021, para armazenar vacinas durante a pandemia de covid-19.
Segundo a acusação, teriam sido compradas sete geladeiras de 280 litros. No entanto, apenas seis teriam sido efetivamente entregues. Além disso, os eletrodomésticos teriam capacidade para apenas 100 litros, a diferença entre os produtos seria de R$ 9 mil. O total da compra foi de R$ 94 mil. “A placa de patrimônio que deveria estar na sétima geladeira, na verdade, estava inserida em um freezer pertencente ao município, fato este que evidenciou ainda mais a prática da fraude”, destacou a Polícia Civil.
Uma servidora, à época lotada na secretaria de Saúde e hoje na pasta de Infraestrutura, foi nomeada como fiscal do contrato de licitação. “Contudo, restou apurado que a mesma servidora, que deveria zelar pelo cumprimento do contrato e inclusive atestar o recebimento das geladeiras, possui um relacionamento amoroso justamente com um dos proprietários da empresa que venceu o certame”, destaca ainda o comunicado.
A servidora envolvida e um dos proprietários da empresa se recusaram a informar a senha de seus aparelhos, que foram enviados à perícia para o desbloqueio.
Um inquérito foi instaurado na Delegacia de Polícia de Imbituba para apurar a prática do crime de fraude em licitação ou contrato, o qual prevê pena de “reclusão, de quatro a oito anos, e multa”.
Fonte: Diário do Sul