Por conta do vídeo do grupo de quatis que viralizou nas redes sociais na última semana, uma placa de conscientização foi instalada nessa quarta-feira, dia 27, em Criciúma. A filmagem que mostrava os animais transitando na rua Hercílio Luz, no bairro Lote Seis, motivou a colocação de uma placa com a finalidade de conscientizar e orientar os motoristas que trafegarem no local. Nos últimos seis meses, cerca de seis quatis foram mortos por atropelamentos naquela região.
De acordo com o biólogo do projeto Faunativa, Vitor Bastos, a finalidade da ação foi colocar uma placa grande com a foto dos animais silvestres que cruzam naquele trecho. Principalmente, porque assim chama a atenção dos motoristas. “Depois de colocada, agora esperamos que os condutores entendam o recado, que é para diminuir a velocidade e prestar atenção quando verem animais tentando cruzar a rua”, afirmou.
A colocação da placa foi um projeto feito pela Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri). Conforme o biólogo, primeiro foi feito a arte e a mensagem da placa e, posteriormente, foi entrado em contato com a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, que deu a placa para ser instalada. Ela foi colocada pela equipe do Pátio de Máquinas da Prefeitura de Criciúma.
Conscientização para mais grupos de animais silvestres
Em questão aos locais que vivem animais silvestres na cidade, esse foi o segundo ponto que recebeu uma placa de conscientização. “Mas, espero que logo mais tenhamos outras placas colocadas para mais animais silvestres, como bugios, tamanduás e gatos-maracajás, que vivem na fauna criciumense e que também sofrem por causa dos atropelamentos na cidade”, destacou.
Além da placa dos quatis instalada nessa quarta-feira, a Dmacri também possui outra placa, que foi instalada no início da rodovia Júlio Gaidzinski, em julho de 2022.
Fonte: Engeplus