A concretagem da pista no novo viaduto projetado sobre a Via Rápida provocou o bloqueio do trânsito nesta quinta-feira, dia 30, no sentido BR-101/Criciúma. A perspectiva, de acordo com a Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma, é que o bloqueio se estenda até as 17 horas de hoje. No sentido contrário, o tráfego de veículos flui normalmente com interrupção programada para a próxima semana.
Neste momento, há uma fila de cerca de 2 quilômetros de extensão. É recomendável que motoristas evitem a Via Rápida para acessar o município nesta quinta, tendo como alternativa a rodovia Luiz Rosso, pela Quarta Linha, ou o acesso Sul, pela rodovia Governador Jorge Lacerda.
Para aqueles que desejam utilizar a Via Rápida, a DTT informa alternativas para quem precisa acessar a área Sul do município. “Os desvios serão feitos no sentido Criciúma Sul/Centro na rodovia Antônio Darós, passando ao lado do 28° GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) e acessando a Luiz Rosso. Esse é o desvio proposto, não há outros desvios a não ser entrar antes no elevado do viaduto que vai para o Morro Estevão, mas para quem chegar até aqui, a rodovia Antônio Darós é o desvio”, explica o gerente de Operações da DTT, Paulo Borges.
Para quem deseja acessar a área Norte do município, o desvio também acontece pela Antônio Darós. “Para a região Norte, há um desvio pela direita na Antônio Darós em direção a Içara e Anel de Contorno Viário, e aí sim faz acesso a toda região da grande Próspera e Norte de Criciúma”, informa Borges.
O viaduto
A construção do viaduto sobre a Via Rápida acontece na rua Vergínio Conti e vai ligar os bairros Jardim Maristela e Ana Maria ao Cristo Redentor. A estrutura é considerada essencial para o desenvolvimento econômico e social dos três bairros, além de fomentar e atrair empresas para a área industrial do Cristo Redentor.
A obra custou cerca de R$ 6,7 milhões, sendo R$ 5 milhões destinados pelo Governo do Estado por meio de transferência especial. A perspectiva é que a obra, feita pela empresa Setep Construções, seja concluída em abril.
Fonte: Engeplus