A Farmácia Solidária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que desde 2006 integra as Clínicas Integradas de Saúde da universidade, inspira uma nova política pública para Santa Catarina. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou nesta semana o Projeto de Lei nº 314/2024, que institui o Programa Farmácias Solidárias em âmbito estadual que segue o modelo pioneiro desenvolvido pela Instituição.
No serviço universitário, acadêmicos de Farmácia atuam sob supervisão em atividades como triagem e controle de qualidade de medicamentos, contribuindo para a saúde pública de toda a região Sul do Estado. A nova legislação busca ampliar este impacto ao oferecer acesso a medicamentos de forma solidária em todo o estado.
Em 2023, o governador e a então secretaria de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, viram de perto o impacto da Unesc na comunidade, especialmente o trabalho realizado pela Farmácia Solidária, que possibilita o recolhimento e a doação de medicamentos para a comunidade, além de servir de laboratório de ensino e aprendizagem para o curso de Farmácia da Instituição.
Engeplus